sábado, abril 21


Modelo de pedido de revisão de negativa da cirurgia bariátrica pelos convênios! Carta escrita pela Fernanda.

15
Conversando com Samara Labre do grupo no face "GASTROPLASTIA-UNIMED PAULISTANA" ela me passou um link de um  blog onde a pessoa teve sua cirurgia negada. A título de curiosidade postarei aqui, pois sei que não serei a primeira e nem a última a passar por isso. 



Ref. Autorização para Cirurgia de Redução de Estômago

                  A presente correspondência tem por objetivo recorrer do indeferimento do pedido de liberação da GASTROPLASTIA e esclarecer a real situação do meu caso.
                  Meu nome é Fernanda Ferreira de Souza, tenho 36 anos e sou casada há 10 anos  com Denilson Campos da Costa . Adquiri o plano de saúde da SÓ SAUDE  em 2010 e nunca tive problemas quanto à realização de procedimentos médicos até o momento atual. Em julho deste ano, tomei a decisão de submeter-me à cirurgia de Redução de Estomago para recuperar a saúde perdida com o excesso de peso. Atualmente, sofro de obesidade mórbida com IMC de 40,15 (108 quilos em 1,65 de altura)já com Esteatose Hepática e outras comorbidades. Face aos inúmeros tratamentos de emagrecimento sem sucesso que fiz nos últimos anos, vi na cirurgia o último recurso para uma vida saudável e o que questiono é: TENHO DIREITO DE RECUPERAR MINHA SAÚDE FÍSICA ATRAVÉS DESTA CIRURGIA? Entendo que, quando se tem um plano de saúde o objetivo é ter saúde e qualidade de vida, quer seja com procedimentos preventivos, quer seja com procedimentos corretivos. No momento de pedir a liberação da senha no dia 28/09/2011, meu pedido foi indeferido com a justificativa que A MINHA DOENÇA É PRÉ EXISTENTE sendo que quando fizemos o plano eu não tinha esse peso todo e nem corria risco de vida .  
 Tentei recorrer do indeferimento junto à ANS e como TODOS os palnos de saude nao pode negar a cirurgia para quem tem IMC > que 40 o meu pedido foi para uma nova AUDITORIA PELA ANS.
             Diversos veículos de comunicação divulgam matérias sobre esta cirurgia. Inúmeros processos judiciais de pacientes contra a Só Saude estão à disposição na Internet. O entendimento dos juízes varia um pouco, mas é bem claro em dar o direito ao paciente. Uns juízes obrigam que o plano pague a cirurgia por entenderem que o fato de o plano ser antigo e que na época da contratação não havia previsão para este determinado procedimento, com as mudanças na medicina, as empresas de convênio médico devem incorporar as novas técnicas à cobertura sem prejuízo aos clientes; outros juízes deferem o direito à cirurgia porque a mesma consiste em cirurgia do aparelho digestivo (que consta na cobertura) e, já que o estomago faz parte do aparelho digestivo. Outro ponto de vista dos juízes e que se no contrato não houver a mensagem clara que “GASTROPLASTIA NÃO TEM COBERTURA”, induz ao erro do paciente e desta forma o convênio médico deve assumir a obrigação de fornecer a cobertura, já que não está claro que a cirurgia está excluída. Importante salientar que, não constar no contrato não quer dizer excluir do contrato. Se o SUS faz esta cirurgia gratuitamente e eu tenho um plano de saúde, não faz sentido ficar na fila do SUS e aguardar por 2 anos para ser operada. Também não concordo em pagar a cirurgia particular até mesmo porque não tenho o valor disponível.
Mediante autorização, meu marido concorda com este procedimento, se for o último recurso porque também deseja que eu fique bem. Anexo à esta correspondência segue cópia da portaria 628 de 26/04/2001 onde o próprio Ministro da Saúde – Jose Serra – reconheceu a necessidade da cirurgia e algumas matérias retiradas da internet quanto aos processos judiciais citados acima. 
Quero aqui deixar claro que esta cirurgia não tem finalidadeESTÉTICA e sim SAÚDE FÍSICA e QUALIDADE DE VIDA. É obvio que a estética será alterada à medida que o peso vai sendo reduzido, mas o que almejo em PRIMEIRO LUGAR é recuperar a minha saúde. Hoje os problemas que tenho são decorrentes da obesidade que podem ser comprovados com os exames e laudos.
a)     Em uma família de pessoas magras, com históricos de hipertensão arterial, diabetes e problemas cardíacos, coleciono alguns destes males. Quando era mais  magra, tinha a pressão arterial em repouso de 11 por 8, atualmente minha pressão arterial varia entre 11 por 8 até 14 por 10, como pode ser verificado no relatório cardiológico. No teste ergométrico a pressão em repouso é 11 por 8 e no momento da atividade física sobe para 15 por 10, muito alta para uma mulher da minha idade. Estou com Esteatose Hepática grave que me preocupa muito.
b)     No exame de sangue - Glicemia, o resultado foi 98 MG/DL quanto o limite da normalidade é 99 MG/DL, ou seja já sou uma pré-diabética.
c)       Subir um lance de escadas é difícil, já que o cansaço e a fadiga em qualquer esforço físico impedem uma vida saudável.
d)     Um simples ato de lavar uma louça, causa dores horríveis na coluna lombar. É preciso parar, deitar, esperar a dor passar para retomar a função.
e)     Dores terríveis nos joelhos.
f)       Infertilidade já que o excesso de peso prejudicou o funcionamento dos meus ovários e por isso não tenho ovulação. Segundo à ginecologista que me atende há 10 anos, posso retomar minha ovulação com a perda de peso.

Estes problemas são compreensíveis, afinal de contas, convivo com um excesso de peso de 48 quilos, que levo para todos os lugares, 24 horas por dia. 
Se estivéssemos tratando de 10 quilos de excesso tudo bem! Se eu pesasse 70 quilos ao invés de 60 (que é o ideal), estaria com sobrepeso, mas sem prejuízo à saúde. Infelizmente não é este o caso.
Essa cirurgia será para mim um ponto de partida para uma mudança de vida e de hábitos.
 
Esclaecendo que não se trata de um pedido meu mas sim da Fernanda do blog: 



15 comentários:

Por Paloma Coelho disse...

Oi linda, sempre bom dividir o que achamos interessante com os outros, beijos e ótimo fds!

Anônimo disse...

Oi Juh! Tudo bem? Muito obrigada pela visitinha la no blog. Ja virei sua seguidora e te adicionei na minha listinha. Espero que de tudo certo no seu processo contra a UNIMED, e vou torcer para q vc consiga realizar a cirurgia. Voltarei sempre pra acompanhar sua luta, vamos permanecer focadas na meta! :) Otimo final de semana pra vc, e participe do sorteio sim. Bjo

Fernanda disse...

Ju, isso mesmo sempre precisamos correr atrás dos nossos objetivos...

Bjus!!!

Demaquiladas disse...

Ola,
Nossa Ju. To torcendo por vc de verdade.
Corra atras...
E seu direito!!!
Acredite.

Ja vi que conheceu a KAMI neh ..
O blog dela e um maximo.
hehehe
boa sorte pro sorteio.
Bjus

Beloca disse...

Ju,
lindona, vc tem 2 opções, ou justiça direto ou ANS e se n resolver justiça!
Força e nada de desanimo!
Tudo vai dar certo!!!
Beijossssssssss

Uma nova história Deus tem pra mim disse...

Eu tbm passei por isso tava td certo cirurgia marcada,quando tomei um banho de água gelada,do meu plano, foram quatro pedidos em sete meses no quarto que liberou até na justiça eu coloquei mas até hoje eu não se eles liberaram pq receberam intimação ou pq já estavm de saco cheio msm,é horrivel o sentimento que nos vem a cabeça essa hora,mas não desanime tenha fé em Deus vai da td certo como deu certo comigo beijos e foeça para continuar.

Leca Escorpião disse...

Carta totalmente explicatica Ju. Agora só vai que vai!! Bjsss e força.

JóiJói disse...

É amada!
Pode demorar um pouquinho para que possamos vê-la toda linda, de espartilho, borboletando por aí, mas não perca a certeza de que isso acontecerá em breve!!!!!

Beijos

Lu Fernandes disse...

Ju!!! Desculpa flor, por ter demorado tanto em te responder, acho que estou na tpm brava, um desânimo, indisposição, vontade de matar um... Então tô quietinha!!! Mas me diga, o seu advogado já te passou aquela documentação?? Tô com tanta raiva dessa Unimed, temos que fazer algo!! Precisamos mobilizar alguém, somos muito pequenas, mas podemos fazer a nossa parte!! Olha amei o link-me que vc colocou!! Obrigada!Como retribuo???Bjoss viu!! Olha, não tenha medo, tenha fé que vai dar tudo certo!! O Senhor está no controle viu!!

Michele disse...

Deus sabe que é difícil recomeçar sozinho. E é por isso que ele envia anjos mais conhecidos como, familia e AMIGOS para nos ajudar...

Estou contigo nessa, torço muito para q tudo dê muito certo...

Achei muito querido teu marido te dar flores assim, força amiga, muito lindo teus artesanatos, adoroooo...

BJS QUERIDA...
Não sei onde coloquei teu num de telefone, se puderes me enviar pelo face...

BJS DA MI

Vânia Mara disse...

Oi Ju, não há vitória sem luta. E vc tá bem instruida, tudo está a seu favor, tenho certeza q vc conseguirá. Continuo orando por vc, um forte abraço e uma ótima semana. Bjinhos...

Érika ☼ A vida é feita de escolhas ☼ disse...

Amei o novo layout do blog. Vc no buraco da fechadura, rs*

Uma linda semana de vitórias

Sucesso!!!

---------------- ☼ Érika ☼ ---------------
transformandogorduraemenergia.blogspot.com

Alexandra disse...

força... bjs flor

Lu Fernandes disse...

Por onde anda você, borboleta linda?? Tá tudo bem???bjssss

Juju Cachos disse...

Oi Ju, tb sou Jú! Tb fiz a cirurgia há 1 ano e 2 meses... vai dar td certo! bjos! boa sorte!

Postar um comentário

Seu cometário é sempre bem-vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

▲ subir!